O adeus a Fernando Borges locutor que consagrou o Good Times da 98 Fm

 

A melhor homenagem a Fernando Borges está no seu aposto. Por mais de duas décadas, foi dele a voz grave, suave e tranquilizadora que anunciava os flasbacks românticos e lia mensagens de ouvintes apaixonados no programa “Good Times 98”, veiculado pela 98FM, extinta emissora do Sistema Globo de Rádio. Popular no sentido lato, o “Good Times” açambarcava todas as classes sociais, pela qualidade das músicas e pela elegância na maneira de falar ao público, sem elitismo e sem concessão ao popularesco. Todas as noites, ouvi-lo significava receber a suavidade que o dia negava. Por isso, Fernando Borges – que morreu precocemente no dia 7 de março de 2018 – foi e será sempre lembrado como o “apresentador do Good Times.”

O “Good Times 98” foi criado no início dos anos 1980 pelo locutor Robson Castro na incipiente FM que em pouco tempo, graças ao talento dos profissionais envolvidos, alcançaria o primeiro lugar na audiência, tirando-lhe da Rádio Cidade. O formato do “Good Times 98” consistia em baladas românticas dos anos 1960 e 1970 – depois, com o tempo, foi abarcando produções das décadas posteriores – nacionais e, sobretudo, internacionais. Em alguns momentos, o locutor fazia tradução das letras em inglês. Hoje, não é difícil encontrar programas semelhantes em diversas emissoras do Brasil.

Com Robson Castro, o “Good Times” seguiu uma trajetória de sucesso: chegou a alcançar 82% de audiência. Pouco tempo depois, Fernando Borges substituiu-o; e, como permaneceu muito tempo à frente dele, ambos – o programa e o apresentador – acabaram por confundir-se.

Robson Castro e Fernando Borges são representantes de uma geração que protagonizou a ascensão e o auge artístico da Frequência Modulada no Rio de Janeiro. Talentos e ideias fervilhavam em um dial no qual se encontravam emissoras de diversos estilos – e todas com o selo de qualidade que rareia em época, como a atual, em que a profissão de radialista passa por tanta turbulência e a música popular acostumou-se à mediocridade. Bons tempos, foram aqueles.

Bruno Filippo  -Jornalista, sociólogo

 



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© Copyright Show do Rádio. Todos direitos reservados.
Desenvolvido por Alisson Martins