Haroldo de Andrade

Haroldo de Andrade começou sua carreira num parque de diversão de Curitiba, sua cidade Natal e logo uma emissora local já o procurava. No começo dos anos 50 veio para o Rio de Janeiro, cidade pela qual se apaixonou  e o consagrou como o maior  ícone do rádio brasileiro.

Haroldo ficou conhecido no Rio e se tornou um fenômeno na Rádio Mauá 1060 Am onde lançou o primeiro programa interativo do rádio brasileiro, o MUSIFONE, onde atendia os ouvintes no ar( Isso não era comum naquela época ) A Rádio Globo  ainda não era o líder no começo dos anos 60 e só veio a assumir a liderança com o fechamento da Mayrink Veiga e a decadência da Nacional. Haroldo foi contratado em 1961 e juntou-se a Paulo Moreno , Roberto Muniz , Luiz de Carvalho, Mário Luiz e Jonas Garret e tantos outros que brilhavam naquele tempo.

A primeira chance foi pela madrugada as 5 da manhã no Alvorada Carioca ao lado de Roberto Muniz e somente em 64 com o escândalo envolvendo Luiz de Carvalho e Jonas Garret que ficaram presos por um tempo, por terem alugado um apartamento onde  aliciavam mocinhas fãs de seus programas para encontros amorosos. Mário Luiz já era o diretor da época  ao lado de Luiz Brunine e juntos resolveram colocar Haroldo de Andrade no horário de maior audiência da emissora. Wilson Silva, produtor de Haroldão em visita aqui em Goiânia me revelou  que Haroldo não queria ir para o horário de Luiz de Carvalho, que era a grande vedete da época ,tamanha a responsabilidade , mas acabou aceitando e de lá só saiu quando demitido  sem ter direito de se despedir dos seus ouvintes depois de 40 anos no ar, pelo diretor Marcos Librete.

Este foi um dos capítulos mais tristes da história do maior comunicador da Rádio Globo em todos os tempos. Em 1992 por não concordar com as diretrizes da casa ( Rádio Globo ), que pretendia lançar a REDE GLOBO DE RÁDIO. Para Haroldo rádio devia ser sempre local ou regional e jamais  uma programação  para todo o país através de Rede, como acontece hoje na forma de franquias espalhadas pelo Brasil. Sempre foi um defensor dos profissionais e para ele  neste formato ( Em rede ) muitos companheiros ficariam desempregados. A preocupação de Haroldo ficou evidente quando após a sua demissão da Globo, juntou suas economias e comprou a antiga Rádio Mauá que o revelou , lançando a RÁDIO HAROLDO DE ANDRADE , que chegou ao terceiro lugar no Rio e só não conseguiu melhor posição por falta de recursos e até mesmo qualidade de som. Na Rádio Haroldo de Andrade acompanharam o mestre, Cidinha Campos, Áureo Ameno, Mário Esteves, Carlos Bianchini  dentre outros. O primeiro Bom dia de Haroldo em sua emissora própria foi emocionante e o site Show do Rádio guardou o áudio pra você se recordar. Pena , que não durou muito esse sonho,pois Haroldo logo adoeceu e vitima do diabetes, debilitou-se não podendo cumprir  os seus horários como comunicador e proprietário da rádio.

A história da Rádio Globo se mistura com a de seu maior ícone .Tornou-se um costume  ouvir o BOM DIA de Haroldo de Andrade produzido pelo inteligentíssimo Helio Tiz e os DEBATES POPULARES produzido por  Áureo Ameno. O Bom dia era um quadro famoso, onde Haroldo contava o drama  vivido por seus ouvintes e o aconselhava com carinho , dando-lhe sempre uma orientação e uma palavra de incentivo  e os Debates  Populares recebia intelectuais  cariocas e personalidades  importantes do Rio de Janeiro para discutir os principais temas  do dia. Passaram pelos debates dentre grandes nomes, Darcy Ribeiro, Fernando Leite Mendes, Áureo Ameno, Ruy Porto, Sérgio Noronha, Artur da Távola. O programa era  o de maior repercussão no grande Rio.
Eu aqui  em Goiás acompanhava tudo através das ondas curtas da Rádio Globo. Lembro-me de acompanhar e aguardar a hora certa da apresentação das edições de O GLOBO NO AR com Izac Zaltman.

Sem Duvida Haroldão foi uma grande paixão nacional pela Rádio Globo e fez escola no rádio brasileiro. Haroldo tinha um carinho especial pelo Rio de Janeiro e pelo Flamengo suas duas maiores paixões , bem como por sua filha, que tinha um pequeno problema de saúde. Um homem culto, que se preparava todos os dias para a sua atividade  e de uma simplicidade que impressionava a todos. Muitos cantores e artistas brasileiros lembram de Haroldo com respeito e imensa saudade, dentre  eles o Rei Roberto Carlos, Alcione e Tim Maia , a quem entrevistou 7 dias antes da sua morte aconselhando o cantor a comparecer ao show da Rádio Globo no Imperator uma casa de Show no Rio.

Haroldo também se aventurou em 1981 e deixou por um ano a Rádio Globo e foi para  a Rádio Bandeirantes do Rio, sendo acompanhado por alguns importantes colegas como Paulo Lopes, Carlos Bianchini, Francisco Kelly, Carlos António e Fernando Sérgio, voltando em 1982.
O adeus de Haroldo foi comovente e destaque no Jornal Nacional da Rede Globo e sua injusta demissão  por parte do diretor Marcos Librete dificilmente será perdoada pelos milhares de fãs em todo o Brasil.

Da minha parte, fica a emoção e a saudade e o meu melhor MUITO OBRIGADO HAROLDO pelo seu tempo entre nós.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© Copyright Show do Rádio. Todos direitos reservados.
Desenvolvido por Alisson Martins