Edson Mauro e Adelzon Alves : O filho de lavadeira que se tornou estrela com a força do rádio.

Como o rádio pode mudar a vida de um simples garoto da periferia. Final do ano de 1969, o menino Djavan adorava jogar seu futebol na várzea de Macéio e chegou a ser jogador profissional , lateral esquerdo e meio campista do CSA, ainda bem novo, porém nunca deixando sua caixa de som, emprestada por um amigo de escola, onde cantava nos botecos da capital e nas festinhas de amigos. No mundo da bola conheceu o narrador Edson Mauro que havia trabalhado na Rádio Gazeta de Alagoas e que fora contratado por Waldir Amaral da poderosa Rádio Globo da época, e o menino com cara de índio, filho de mãe lavadeira de roupas e pai ambulante, sonhava com o Rio de Janeiro.

Djavan chega a capital carioca em 1971, e o “Bom de Bola” e conterrâneo Edson Mauro faz questão de apresenta-lo ao comunicador Adelzon Alves o “Amigo da Madrugada” que comandava seu programa ainda nos 1.180 Am da Rádio Globo das 00:30 as 04:00 da manhã. Horário marcado e Djavan lá estava na portaria do SGR e acredite se quiser, só foi atendido as 03:00 da manhã. Entrevista realizada, o menino Djavan seguiu com o locutor a procura de alguma indicação para gravar suas musicas e mostrar seu talento, agora somente como compositor e não mais no futebol, pois havia desistido da bola. Adelzon Alves já se despontava como excelente produtor além de emplacar sua audiência no rádio em um horário que poucos acreditavam, sempre valorizando o samba, a música de raiz e os desconhecidos sambistas dos morros cariocas. Adelzon revelou Alcione, valorizou e mudou os rumos da carreira de Clara Nunes, Roberto Ribeiro e até João Gilberto era entrevistado no seu horário. E foi assim que Adelzon encaminhou Djavan até o João Araújo, então Presidente da SOM LIVRE e ali começou a fazer trilhas sonoras que caíram no gosto dos diretores da Gravadora e as primeiras produções apareceram nas novelas da Rede Globo.

Hoje Edson Mauro continua na Rádio Globo e é um dos maiores narradores esportivos brasileiros, Adelzon apresenta seu programa na madrugada da Rádio Nacional e Djavan , graças a Edson Mauro e Adelzon Alves, é um dos maiores compositores e cantores da música brasileira, tendo uma carreira internacional reconhecida e sendo influencia para novos talentos da música. Por essas e outras histórias é que continuo acreditando mais do que nunca neste veículo poderoso , que agora ganha em qualidade através dos aplicativos e da internet.

Sempre que ouço Djavan cantando Samurai, Fato Consumado, Oceano, Pétala, Meu bem querer me lembro do seu começo . Se não fosse o rádio , onde estaria o maravilhoso Djavan hoje?



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© Copyright Show do Rádio. Todos direitos reservados.
Desenvolvido por Alisson Martins