Wolney Silva

Wolney Silva, uma das vozes mais importantes do noticiário O GLOBO NO AR da Rádio Globo do Rio nos anos 60. Oriundo de uma família de radialistas, apaixonou-se pelo veículo muito cedo e antes dos 13 anos já trabalhava numa Rádio.Sua irmã Maria Claudia Felizzola foi considerada a primeira locutora do Brasil, seu pai Claudio Silva e seus irmãos também fizeram locução comercial em cinemas na cidade de Aracaju.

Foi Wolney Silva quem apresentou o futuro comunicador Global de grande audiência Luciano Alves ao SGR.

Wolney Silva mudou-se da capital de Sergipe para o Rio de Janeiro em 1955 e conseguiu trabalhar numa das boas rádios da época,  a famosa Continental, em 1956 foi para a SUPER TUPI fazer locução comercial do Programa Aerton Perlingero e noticiários nos fins de semana.Em 1958 ingressou na Rádio Nacional como locutor comercial de Ary Barroso, Manoel Barcelos,Paulo Grancindo e Cesar de Alencar e ainda fazia as folgas de Heron Domingues no Repórter Esso. Permaneceu na Rádio Nacional até 1962.

No mesmo ano transferiu-se para a Rádio Globo onde apresentou o noticiário O SEU REDATOR CHEFE em seu primeiro ano, bem como O GLOBO NO AR e  ACONTECEU HOJE EM PORTUGUAL, deixando o Sistema Globo em 1966, quando foi para a Rádio Roquete Pinto e permaneceu  na locução de programas até 1972. Paralelamente Wolney Silva trabalhou  como repórter no Brasil da Embaixada Americana e atuava na VOZ DA AMÉRICA ao lado de outro grande nome ,o Guilherme de Souza.

Apaixonado pela profissão que exercia , adorava musica,cinema e fotografia e mesmo depois de sofrer o primeiro infarto em 1970 continuou a trabalhar ainda mais exaustivamente que antes. As pessoas tinham prazer quando ele chegava nas Rádios por onde trabalhou, pois Wolney sempre  tinha uma palavra de carinho e amizade e inventava uma nova brincadeira a cada dia e desejava o melhor para os amigos e lutava para melhoria das pessoas e da sociedade.Tudo o que fazia era pra ajudar as pessoas e procurava crescer como ser humano.

Um dos grandes amigos de Wolney Silva foi o cantor Altemar Dutra e na Rádio Globo considerava como seus principais amigos, Áureo Ameno, Edmo Zarife, Luiz de França,Guilherme de Souza,Luciano Alves , Jaime Azulay , Mário Franqueira ( Diretor de Jornalismo ) e Luiz de Carvalho.

Recentemente conheci seu  filho SALU, filho de Wolney Silva na página do FACE BOOK/AMIGOS DO RÁDIO. Salu é locutor, cantor, desenhista, arte finalista e poeta e foi quem me enviou essas fotos históricas do pai , que lhe deu grande inspiração. ( Obrigado Salu ).

Antes da sua morte ,Luciano Alves em entrevista ao site Show do Rádio, me disse que Wolney foi um dos locutores mais perfeitos que conheceu e muitas vezes  apostava com os colegas que leria O GLOBO NO AR  com a lauda de cabeça pra baixo sem tropeçar.

Ganhava todas, tamanha habilidade  que tinha na interpretação.Sofreu um infarto( o segundo ) e fatal quando trocava um pneu do seu carro em 1972.

Entrou para a galeria  dos maiores locutores brasileiros de todos os tempos. Deixou sua esposa Jacy Santos Silva comerciária aposentada ,Salu e Claudio Neto (filhos ).

Recentemente o Garotinho José Carlos Araújo lembrou Woney Silva , ao se referir aos grandes nomes dos noticiários da Rádio Globo em seu programa GLOBO ESPORTIVO.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© Copyright Show do Rádio. Todos direitos reservados.
Desenvolvido por Alisson Martins