Adelzon Alves

Adelzon Alves era sinônimo de Rádio na Madrugada, era e ainda é , pois continua a apresentar seu programa , agora na Rádio Nacional. Chegou ao Rio em 1964 e foi para a Rádio Globo ser locutor comercial (antigamente os comerciais eram feitos ao vivo) e passou a apresentar as edições de “O GLOBO NO AR”. A partir de 1966, ganhou a oportunidade de fazer um programa pela madrugada, exatamente depois de “O SEU REDATOR CHEFE” da Meia Noite.

O que o Sistema Globo de Rádio nem imaginava, era que este seria um dos programas mais importantes na história da emissora. Adelzon Alves, bom de papo, se voltou para a defesa intransigente da música brasileira de raiz. Sambistas natos dos morros cariocas e compositores talentosos que não tinham oportunidade em nenhuma outra emissora do Rio de Janeiro ganharam espaço. Se tornou um ídolo. Lançou Clara Nunes, Alcione,Roberto Ribeiro e outros . Promoveu o Morro e apostou em gente simples.

Me lembro com saudade da abertura do Programa Adelzon Alves, O Amigo da Madrugada, e em como cumprimentava os ouvintes: “Benção pra quem é de benção , Boa noite pra quem é de Boa noite, Bom dia pra quem é de Bom dia …” De hora em hora Adelzon anunciava ” O GLOBO NBO AR ” com José Carlos Caramês e seu Programa terminava as 4 da manhã quando chegava LUCIANO ALVES na Rádio Globo.

O Programa Adelzon Alves O Amigo da Madrugada, tocava samba, pagode e música regional , mas a principal atração era mesmo as entrevistas e o papo genial de Adelzon. Eu passava madrugadas inteiras acordado pra ouvir.

Em um de seus programas em 1992, como era comum fazer O Amigo da Madrugada fez duras críticas a uma construtora que limpava o terreno em um dos morros, onde as crianças jogavam futebol a fim de construir um prédio.Foi contundente e reclamava em defesa das crianças sem oportunidade e da descaracterização feita pela Construtora ODEBRECHT no local . Adelzon era audiência total e respeitadíssimo. O comentário repercutiu entre os diretores da ODEBRECHT e amigos pessoais de Roberto Marinho.

Seu Roberto Marinho amava a Rádio Globo e qualquer polêmica vinda de lá, era analisada e administrada por ele, mas essa atingiu um grande amigo do Todo Poderoso do SGR, que imediatamente mandou a ordem de demissão de Adelzon . Mário Luiz, era diretor de programação, ainda argumentou dizendo: Dr Roberto, Adelzon tem 26 anos de Rádio Globo … Mário obteve como resposta apenas a ordem, para que o AMIGO DA MADRUGADA ficasse até o final do Mês.

Cleber Sayão na época noticiarista da emissora , foi escolhido para substituir Adelzon e apresentar o GLOBO NA MADRUGADA, que posteriormente foi trocado pelo SHOW DA MADRUGADA de Washington Luiz e Hilton Abi Hiran. Esta é a verdadeira história da demissão de Adelzon Alves da Rádio Globo.

Recetemente no aniversário de 65 anos da Rádio, Roberto Canázio convidou Adelzon Alves para ser o homenageado em seu programa e esta gravação está aqui no Show do Rádio pra você conferir.
Hoje Adelzon Alves apresenta o seu programa na Rádio Nacional do Rio de Janeiro com o mesmo padrão e qualidade dos tempos de Globo.
Adelzon está com 70 anos .



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© Copyright Show do Rádio. Todos direitos reservados.
Desenvolvido por Alisson Martins